A demolição com reciclagem é uma técnica de demolição que vem sendo cada vez mais utilizada por quem decide demolir um prédio ou casa. De forma bastante geral, ela tem como objetivo reutilizar o máximo de materiais daquela obra, de maneira com que eles possam ser úteis para outra construção no mesmo local ou até mesmo para venda ou doação.
A Demolição com reciclagem é um trabalho minucioso mas que traz excelente custo-benefício, além de ser extremamente vantajoso para o proprietário e para o meio ambiente, que não recebe entulhos em excesso. Abaixo, vamos falar um pouco do processo de demolição com reciclagem e como ele acontece na prática. Veja!
O primeiro passo para a demolição com reciclagem é o estudo do local. Os profissionais vão analisar se existe a possibilidade de reaproveitar os materiais e quais exigem maior grau de cuidado para não se perderem na hora da retirada.
Esse estudo é feito por engenheiros ou arquitetos e mestres de obras. É rápido e tem o objetivo de agilizar ainda mais as obras, tornando mais fácil o processo como um todo. Se você pensa em demolir uma casa, pode ser bem interessante pedir para alguém avaliar o local antes.
A demolição começa de maneira bastante sutil, retirando os materiais que mais possuem valor, como pisos antigos, painéis, azulejos e até mesmo as portas e janelas. Tudo é feito com cuidado e com a ajuda de ferramentas manuais para evitar qualquer problema e danos ao que está sendo retirado.
Aos poucos, a demolição acontece e o transporte dos materiais é feito. Depois, são retirados os tijolos, blocos e até mesmo a estrutura, como os telhados e vigas de madeira. Com calma, destreza e ferramentas adequadas, a demolição será concluída sem que os materiais mais importantes sejam danificados - com exceção daqueles que já estavam danificados posteriormente.
Depois da demolição concluída, a equipe irá limpar o local completamente, deixando o terreno pronto para receber uma nova obra. Em alguns casos, se a estrutura estiver boa, o proprietária pode pedir para erguer um prédio no mesmo local, porém, o mais comum é que tudo comece do zero para evitar qualquer tipo de problema.
A demolição por reciclagem é concluída e os materiais são reutilizados, vendidos ou doados, a depender do que o proprietário decidir. No geral, eles são reutilizados até mesmo em obras públicas, como é o caso dos entulhos que são levados para preencher buracos nas vias.
Gostou das informações de hoje? Entre em contato conosco para maiores informações sobre o assunto!